Pular para o conteúdo principal

Os benefícios de uma assessoria jurídica trabalhista

 

O apoio jurídico às empresas se mostra fundamental em diversos aspectos.

Vimos que desde 2017, diversas foram as alterações na legislação trabalhista e previdenciária, além da vigência da LGPD que alterará a forma de manipulação e guarda de dados dos contratos dos empregados, sem mencionar ainda as mudanças já pontuadas que impactará as relações de trabalho.

O mundo muda, evolui, novos negócios surgem e novas formas de trabalho vão sendo inseridas no mercado e as já existentes sofrem flexibilizações. A legislação precisa se adequar a tais mudanças ou criar mecanismos para que nem a empresa e nem o trabalhador sejam prejudicados.

É preciso que a empresa esteja atenta a essas mudanças, por isso é importante que tenha o auxílio de uma assessoria especializada nessas questões. Dentre os mais diversos benefícios de uma assessoria jurídica trabalhista, destacamos:

 

1.      Advocacia preventiva, uma forma de antecipar e tratar potenciais riscos para a empresa;

2.      Esclarecimento de dúvidas através de atuação consultiva com elaboração de pareceres;

3.      Atualização e adequação às alterações legislativas;

4.      Incidência e pagamento correto das verbas legais, contratuais e rescisórias;

5.      Redução do passivo trabalhista e custos com demandas repetitivas;

6.      Atuação em consonância com o sindicato de classe;

7.      Negociações e acordos coletivos adequados com a realidade do empregado e empregador;

 

A advocacia preventiva atua dentro da empresa, respondendo dúvidas que surjam no dia a dia do empregador, com a elaboração de pareceres fundamentados de forma personalizada, considerando a legislação atual, em harmonia com as alterações vigentes.

Nesses termos, a consultoria, visa reduzir o passivo trabalhista, com a real economia em demandas judicias através da atuação junto ao sindicato da categoria, com negociação e acordo coletivo a fim de trazer os instrumentos normativos à realidade da empresa.

Aliado a isso, a atuação preventiva trabalhista em parceria com o RH da empresa, reduz a incidência de erros além do pagamento correto de todas as verbas legais, contratuais e rescisórias, acarretando ainda redução de custos e demandas judicias.

Como dissemos no início do artigo, é muito provável que ainda existam diversas mudanças a serem inseridas na legislação trabalhista, pois o mercado continuará evoluindo, a forma de atuação das empresas acompanharão essa evolução, surgirão novas tecnologias e  novos modelos de negócios e contratos.

Sua empresa precisa estar atenta a todas essas alterações e nós da Global Prime temos uma equipe especializada na área trabalhista que poderá auxiliar no crescimento e adequação da sua empresa a todas as mudanças já havidas e nas que estão por vir.

Contato:

juridico@globalassessoria.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produção de veículos pesados deve crescer 23% em 2021, diz Anfavea

As fabricantes de caminhões e ônibus instaladas no Brasil deverão produzir 135 mil unidades de veículos pesados em 2021. Essa é a projeção da  Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)   divulgada na sexta-feira (8). Esse volume é 23% maior do que as 109 mil unidades fabricadas em 2020. A maior parte da produção (cerca de 116 mil) será de caminhões. Vice-Presidente da Anfavea, Marcos Saltini disse ao   Estradão  que a produção de caminhões aumentar principalmente por causa do mercado interno. Segundo ele, graças à manutenção do crescimento de setores como o agronegócio, e-commerce e construção civil. Ou seja os mesmos que puxaram a demanda em 2020. “Esse perfil não mudou, mas o que vamos ver no começo do ano é como vão ficar as restrições de locomoção, no comércio e se haverá fechamento dos  Detrans . Isso tudo pode impactar nas vendas e, consequentemente a produção”, diz. No entanto, alguns desafios precisam ser vencidos para que essa previsão se consolide.

A indústria é o motor da economia brasileira

  O setor industrial nunca foi tão vital para a economia brasileira. Com a crise desencadeada pela pandemia do coronavírus, o país sentiu como o setor consegue inovar, assimilar tecnologias e desenvolver produtos.    Graças à indústria, todos os outros setores são fortalecidos. E é ela a responsável por gerar empregos indispensáveis para a retomada econômica. Importância da indústria para a economia Um país do tamanho do Brasil não consegue ser sustentável sem uma indústria forte e competitiva. A indústria é o principal polo gerador de tecnologia e de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para o sistema produtivo de uma maneira geral, desempenhando um papel estratégico no fortalecimento de todos os demais setores brasileiros.  Abaixo alguns exemplos de como a indústria contribui para o desenvolvimento da economia nos mais variados segmentos:  •    Mecanização e uso de colheitadeiras na área agrícola, desenvolvimento de sementes mais produtivas e defensivos agrícolas

Nova Lei de Falências facilita negociação e empréstimos, diz ministro do STJ

  Aprovado  pelo Senado e aguardando sanção do presidente Jair Bolsonaro, o Projeto de Lei 4.458/2020, que reformula a Lei de Falências (Lei 11.101/2005), traz diversos pontos positivos, como a possibilidade de a empresa negociar com credores antes de entrar em recuperação judicial e poder oferecer garantias adicionais para obter financiamento. A opinião é do ministro do Superior Tribunal de Justiça Ricardo Villas Bôas Cueva. O magistrado avaliou, na sexta-feira (27/11), o PL, os 15 anos da Lei de Falências e sua perspectiva pós-epidemia de coronavirus em almoço/palestra promovido pelo Instituto Nacional de Recuperação Empresarial, em São Paulo. Cueva ressaltou a importância da possibilidade de empresas, antes de pedirem recuperação judicial, poderem negociar, via conciliação e mediação, com credores. “É uma medida que tem sido adotada no mundo inteiro para agilizar esse processo e torná-lo mais barato. A recuperação judicial é um processo muito caro, complexo, difícil e demorado”,