Pular para o conteúdo principal

Os benefícios de uma assessoria jurídica trabalhista

 

O apoio jurídico às empresas se mostra fundamental em diversos aspectos.

Vimos que desde 2017, diversas foram as alterações na legislação trabalhista e previdenciária, além da vigência da LGPD que alterará a forma de manipulação e guarda de dados dos contratos dos empregados, sem mencionar ainda as mudanças já pontuadas que impactará as relações de trabalho.

O mundo muda, evolui, novos negócios surgem e novas formas de trabalho vão sendo inseridas no mercado e as já existentes sofrem flexibilizações. A legislação precisa se adequar a tais mudanças ou criar mecanismos para que nem a empresa e nem o trabalhador sejam prejudicados.

É preciso que a empresa esteja atenta a essas mudanças, por isso é importante que tenha o auxílio de uma assessoria especializada nessas questões. Dentre os mais diversos benefícios de uma assessoria jurídica trabalhista, destacamos:

 

1.      Advocacia preventiva, uma forma de antecipar e tratar potenciais riscos para a empresa;

2.      Esclarecimento de dúvidas através de atuação consultiva com elaboração de pareceres;

3.      Atualização e adequação às alterações legislativas;

4.      Incidência e pagamento correto das verbas legais, contratuais e rescisórias;

5.      Redução do passivo trabalhista e custos com demandas repetitivas;

6.      Atuação em consonância com o sindicato de classe;

7.      Negociações e acordos coletivos adequados com a realidade do empregado e empregador;

 

A advocacia preventiva atua dentro da empresa, respondendo dúvidas que surjam no dia a dia do empregador, com a elaboração de pareceres fundamentados de forma personalizada, considerando a legislação atual, em harmonia com as alterações vigentes.

Nesses termos, a consultoria, visa reduzir o passivo trabalhista, com a real economia em demandas judicias através da atuação junto ao sindicato da categoria, com negociação e acordo coletivo a fim de trazer os instrumentos normativos à realidade da empresa.

Aliado a isso, a atuação preventiva trabalhista em parceria com o RH da empresa, reduz a incidência de erros além do pagamento correto de todas as verbas legais, contratuais e rescisórias, acarretando ainda redução de custos e demandas judicias.

Como dissemos no início do artigo, é muito provável que ainda existam diversas mudanças a serem inseridas na legislação trabalhista, pois o mercado continuará evoluindo, a forma de atuação das empresas acompanharão essa evolução, surgirão novas tecnologias e  novos modelos de negócios e contratos.

Sua empresa precisa estar atenta a todas essas alterações e nós da Global Prime temos uma equipe especializada na área trabalhista que poderá auxiliar no crescimento e adequação da sua empresa a todas as mudanças já havidas e nas que estão por vir.

Contato:

juridico@globalassessoria.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei 14.020 e Decreto 10.422 e suas inovações

Com a conversão da MP 936 para a Lei 14.020/20, vieram ainda mais perguntas, mas na prática não mudou muita coisa.A Lei instituiu a criação do PEMER – Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, possibilitando aos empregadores, realizar acordos de redução proporcional de jornada de trabalho e de salários e de suspensão de contratos de trabalho em razão da pandemia.Com a conversão, também foram estabelecidas regras para o pagamento do Benefício, trazendo ainda novas possibilidade, como prazo maior para adoção das medidas e aplicação para os aposentados.Os acordos tanto individuais, quanto coletivos, firmados durante a vigência da MP 936, permanecem seguindo as regras da MP, mantendo sua validade.A novidade da Lei 14.020 quanto aos acordos celebrados é o caráter interpretativo. Se após a pactuação de acordo individual, houver a celebração de convenção ou acordo coletivo de trabalho com cláusulas conflitantes com as do acordo individual, deverão ser observadas algumas regra…

Home office e horário flexível viram trunfos para atrair profissionais

Na hora de escolher um novo emprego, é claro que o salário importa. Mas, no planejamento da carreira dos sonhos, profissionais olham além dos números. Ao lado da remuneração, na lista de desejos aparecem benefícios como trabalho flexível e possibilidade de home office, ambiente saudável, propósito da empresa, compromisso socioambiental e com a diversidade, além de valorização da equipe e possibilidade clara de desenvolvimento.Uma pesquisa feita pela Revelo, startup de recrutamento, a pedido do Estadão, perguntou a 378 profissionais o que faz uma empresa ser considerada dos sonhos. Entre as respostas – cada um podia escolher até duas opções -, 69% apontaram o horário flexível e o home office; 36% disseram olhar para salário acima da média do mercado; 36%, o compromisso com diversidade, sustentabilidade e outros propósitos; 18%, a participação nos lucros; e 15%, os bônus por performance.Apesar da crise na economia e no mercado de trabalho, as empresas buscam oferecer benefícios extras p…

A Global Prime firmou parceria com o projeto Aconteceu com a Medusa.

A Global Prime firmou parceria com o projeto Aconteceu com a Medusa.Esse projeto dá orientação e informação para mulheres em situação de risco e de violência, visando fortalecer, encorajar e ajuda-las.Nosso papel nessa parceria é no sentido de dar orientação financeira e apoio jurídico à essas mulheres. Outros parceiros auxiliarão de outras formas, como por exemplo, dando auxílio psicológico, etc....Disponibilizamos em nosso site, no formulário da página de contatos, o campo “aconteceu com a medusa”, onde receberemos mensagens ou denúncias e daremos os devidos tratamentos e orientações. No site do projeto também terão todas as informações e contatos.Acesse: www.aconteceucomamedusa.com.br